quinta-feira, janeiro 26, 2006

Os filmes que eu mais quero ver este ano

filme*log pede desculpas pelo hiato não planejado, mas obrigações extra-bloguísticas não o tem permitido atualizar o blog. Isso termina hoje, com uma lista do que eu mais tenho vontade de ver em 2006. Antes que alguém note a ausência, sim, eu também quero ver o filme do Superman. Mas tem 10 filmes que me parecem mais interessantes.

Quais?

10. Brick - Esse filme noir passado em uma escola de segundo grau tem ganhado boa repercussão depois de exibições em Sundance. O que geralmente é um mau sinal, já que praticamente todo filme incensado em Sundance acaba sendo ou uma porcaria, ou algo decepcionante. Mas o trailer é muito bacana, e parece que vai ser no mínimo ser divertido. Brick. Tug. Pin. Estou lá.

09. Marie Antoinette - Eu não sou fã da Sofia Coppola (gosto de Virgens Suicidas, acho Lost in Translation inexplicavelmente superestimado). Mas o trailer desse filme é tão legal, que até dói. O filme é de época, mas a trilha vai ser extraída direto dos anos 80. O trailer dá um gosto de como vai ser a coisa, com Age of Consent do New Order tocando no fundo. O efeito é o mesmo daquele trailer de O Iluminado fora de contexto, mas tá valendo, Sofia!

08. Inland Empire - David Lynch, operando no modo malucão. Eu gosto muito de dois filmes do Lynch (Veludo Azul e A História Real), e o resto da filmografia dele também é bacana, com exceção de algumas bombas horríveis (erm...A Estrada Perdida...já de Duna, eu gosto). Um ar de segredo tem rondado esse filme, com Lynch fazendo fusquinha e mistério a respeito dele. Como se o produto final fosse fazer muito sentido...Mas o que importa aqui mesmo é o fator Naomi Watts.

07. Southland Tales - Segundo filme do Richard Kelly, depois do sensacional Donnie Darko, um dos melhores filmes dos últimos anos. Kelly, depois de tirar a sorte grande com Darko, decidiu fazer um musical como seu segundo filme...com Sarah Michelle Gellar...Seann William Scott...e The Rock. O horror! Altas chances de ser uma bomba, mas vamos ver. Talvez Donnie Darko não tenha sido um golpe de sorte.

06. Snakes on a Plane - Ahhh...SNAKES ON A PLANE! O título diz tudo, é de uma honestidade comovente. Trata-se de um filme sobre um sujeito que, numa missão de assassinato, solta cobras em um avião para matar o alvo. Cobras! Em um avião! Snakes on a plane! QUE IDÉIA ESPETACULAR! E quem é que vai detonar com os ofídeos peçonhentos? Samuel L. Jackson. Essas cobras estão muito ferradas!

05. The Fountain - Vamos ver do que é feito Darren Aronofsky. Um filme bom e outro espetacular no currículo me deixam curioso para ver o que vai acontecer no terceiro. O elenco batuta também ajuda bastante. O teaser faz a história parecer algo como Highlander, mas quem leu o roteiro diz que não tem nada a ver...e jura que é muito, muito bacana. Tomara.

04. A Scanner Darkly - Provavelmente vai ser a primeira adaptação fiel de uma obra do Dick para as telas. Blade Runner? Bom filme, mas nada a ver com Dick. Minority Report? Filme ruim, que não tem nada a ver com Dick. Screamers? Nem comece. Dos filmes baseados em Dick, o que mais se aproximou do espírito do escritor até agora foi Total Recall, mas ainda assim há mais Verhoeven do que Dick em Total Recall (nada contra, eu adoro o Verhoeven). A Scanner Darkly, tenho quase certeza, vai se aproximar bastante em tom e conteúdo do livro (que na minha opinião não é dos melhores do Dick, mas estou na minoria das minorias). Eu confio no Linklater, e até aprovo a decisão de rotoscopiar o filme: a scramble suit vai ficar perfeita.

03. Babel - Meu amor por 21 Gramas me faz esperar por Babel com grande, enorme entusiasmo. Eu amo 21 Gramas, de paixão. E também não acho Amores Perros nada mau. A estratégia narrativa em Babel é a mesma dos outros dois filmes, mas não sei se fragmentada como em 21 Gramas, ou um pouco mais linear, como em Amores Perros. De novo, um evento trágico une as vidas de vários personagens. Dessa vez o alcance das histórias é internacional, com núcleos no Marrocos, Tunísia, México e Japão. No elenco, Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal e...Kôji Yakusho.

02. Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest - Jack Sparrow. O mundo é um mundo mais feliz com Jack Sparrow. O mundo precisa de mais Jack Sparrow. Capitão Jack Sparrow.

01. The Prestige - Já tenho feito propaganda demais desse filme aqui. É lógico que ele ia aparecer em primeiro lugar na minha lista. Me dá calafrios só de pensar no produto final.

11 comentários:

Lúcio disse...

Mizukami, esse filme das cobras no avião parece ser uma coisa REVOLUCIONÁRIA, que acho que inclusive vai mudar a maneira como os atentados terroristas são feitos! Os terroristas vão *anunciar* que vão encher o vôo número tal de cobras com uma semana de antecedência, e suicidas do mundo inteiro vão comprar as passagens a peso de ouro para partir desta para a melhor em grande estilo!

(Inspirado na minha recente doença, eu também pensei em Dengue Fever in a Plane, mas acho que o ar condicionado iria matar os mosquitos. Ah, e é claro, dengue não é a doença mais mortal do mundo.)

Ah, e respondendo aqui também o seu comentário/pergunta no meu blog, eu A-DO-REI o Escuridão, me deu o maior nervoso (e mesmo mêda!), mas parece ser um filme "controverso". Algumas pessoas no IMDB dizem que é o pior filme do mundo, mas outras dizem entusiasmadas que é "Scary, and Brit!!!". (Eu não entendi o porquê do ser "Brit" ser importante.) Tá com uma cotação de 4.7, que parece meio baixa. (Se bem que as cotações de IMDB são meio assim meio "blã", quase sempre sendo algum número ao redor de 5. As do RottenTomatoes são mais "peremptórias", no sentido de que ou o filme é bom ou é uma merda, com meio-termos sendo raríssimos. Infelizmente, porém, "The Dark" é um filmeco obscuro europeu e o RottenTomatoes parece mais fixado em blockbusters.)

Junior/RO disse...

O mais importante: nessa lista, já coisa baixável? Provavelmente não vou ver nada disso aqui no meio da floresta.

filmelog disse...

Nada baixável, Jr. Alguns filmes ainda nem têm cartaz.

Dario disse...

E o ZODIAC, quais são suas expectativas? Lembrei dele depois que fiz a minha lista, esse é um que eu aposto alto. David Fincher + serial killer = foda.

Junior/RO disse...

Superman e Código da Vinci não te interessaram?

Lobo Schmidt disse...

Que boa surpresa saber que tu voltaste cara, teve uma época que o blog estava offline não teve?

Lobo Schmidt disse...

Ah, eu tenho uma sugestão também, nas próximas oportunidades, quando tu fores fazer um review de algum filme, coloca a nota dele já logo perto do título ou no início do texto para as pessoas que estão meio com pressa e não podem ler tudo na hora.

filmelog disse...

Dario: Zodiac deve ficar legal. O Fincher também tem um projeto que eu não sei se ele vai fazer depois de Zodiac, também envolvendo um serial killer, caçado por Eliot Ness, depois dos eventos de Os Intocáveis (Torso). Baseado em uma HQ.

Jr.: Superman me interessa sim, até fiz menção a ele no primeiro parágrafo. O mesmo se aplica a O Código da Vinci.

Lobo: O blog chegou a ficar sem nenhuma postagem por umas duas semanas, mas não chegou a sair do ar. Eu evito colocar nota para os filmes, porque eu sou a pessoa menos consistente do mundo pra dar nota em filme. Eu tenho certeza que vou olhar pra trás e dizer "Putz, dei nota 4 pra esse filme e 6 praquele outro?".

Leigo disse...

Pedro, negando origens, não?? Como ousa não fazer qualquer menção ao X-men 3....
Lastimável....

Ronaldo disse...

E o novo Gondry? Que te parece?

filmelog disse...

Leigo: Minhas origens? Eu também sou mutante?

Ronaldo: O Gondry tem dois prontos...o do Dave Chappelle eu não tenho muito interesse em ver, mas o outro parece legal.